sábado, 15 de junho de 2013

Curiosidades - Brigadeiro

Olá! A partir de hoje irei postar curiosidades sobre doces tradicionais, guloseimas, tendências utilizadas nas festas personalizadas, o porquê de sua utilização, o seu significado (caso haja, pois as vezes é utilizado somente para dar vida, colorido e por ser gostoso!!!), onde surgiu, e de como você pode incluir na sua festa e dar um charme todo especial e único. Paralelamente estarei divulgando  um pouco do meu trabalho e das gostosuras e novidades que o Ateliê Mari Costa oferece, para que sua festa seja um sucesso e se torne inesquecível!!
Para iniciarmos, não poderia deixar de ser, ninguém menos que o famoso, gostoso, insubstituível: BRIGADEIRO e suas variações.


Chamado de negrinho no Rio Grande do Sul, é um doce típico da culinária brasileira. É comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas.
É provável que o doce propriamente dito, tenha surgido em São Paulo na década de 20, onde estavam instaladas as fábricas de leite condensado e chocolate em pó. A história mais popular da origem do nome brigadeiro, surgiu em meados de 1980 onde afirmam que o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, físico avantajado e boa aparência . Nos anos de 1946 e 1950 o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs no Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido feito durante a primeira campanha pela conservadora UDN,logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, tanto agradou, que em uma das festas da campanha foi feito para arrecadar fundos. Outra versão, mas bastante similar é que Heloisa Nabuco, de tradicional família carioca, apoiava o brigadeiro e criou um tipo de doce , ligeiramente diferente da versão atual e o denominou com a patente do candidato preferido. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome brigadeiro teria sido dado ao doce ( mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então General Enrico Gaspar Dutra.
Atualmente a versão mais sofisticada, os Brigadeiros Gourmets, utilizam em sua preparação ingredientes mais elaborados e de alta qualidade, muitas vezes até importados, além de técnicas pâtisserie que lhe concede sabor, textura e apresentação incomparáveis, tornando-se uma excelente e diferente opção para degustar e presentear.

O Ateliê Mari Costa trabalha com Brigadeiros tradicionais e Brigadeiros Gourmets, solicite seu orçamento através do e-mail: ateliemaricosta@gmail.com






Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário